Guia de Análise Gráfica

Aqui, você passa por uma introdução aos gráficos e entende mais sobre tendências do mercado, suportes e resistências, teorias e muito mais!

Consulte nossa apostila de análise gráfica

Baixar apostila Tamanho: 543kb

Dúvidas frequentes

  • O que é Análise Gráfica (ou Técnica)?
    A Análise Gráfica (ou Técnica) estuda o comportamento dos preços das ações através de gráficos, com base na teoria de que a cotação das ações possui um padrão de tendências que se repetem. A avaliação desta escola é feita a partir da observação e interpretação do histórico das cotações. O que caracteriza uma tendência de alta são os topos e fundos ascendentes, enquanto que uma tendência de baixa é definida por topos e fundos descendentes. As resistências e os suportes normalmente estão localizados nos topos e fundos do gráfico, respectivamente.
  • O que são os Indicadores?
    São ferramentas desenvolvidas a partir de fórmulas matemáticas advindas de diversos tipos de diferentes combinações dos valores do comportamento do ativo, sejam eles relacionados às máximas, mínimas, fechamento, volume ou qualquer outro dado do ativo. Apesar de suas fórmulas que são, muitas vezes, complicadas para se fazer à mão, as diversas plataformas gráficas disponíveis fazem esses cálculos já pré-programados.
  • O que é um "Stop"?
    A ordem de Stop é utilizada para limitar o seu prejuízo máximo em uma operação e é fundamental para a sua sobrevivência no mercado utilizando a análise gráfica. Ou seja, é uma ordem pré-programada que dispara automaticamente quando o ativo atinge a faixa de preço estabelecida. O Stop ajuda também a garantir que você esteja sempre posicionado de acordo com a tendência do mercado, saindo dele assim que acontecer alguma movimentação no ativo que desfaça essa tendência.
  • O que é um "Target"?
    É o objetivo definido pelo investidor através da projeção de perspectivas de preços para situações de alta ou queda das ações, antes mesmo de iniciar uma operação. Por exemplo, se o investidor compra um ativo a R$ 10,00 e define o seu target em R$ 11,00, ao atingir esse valor ele deve encerrar a operação para garantir o seu lucro.
  • O que são Suportes e Resistências?
    Suportes e resistências são zonas de preços nas quais o movimento atual do mercado tem grandes chances de parar e reverter.
    Suporte: região na qual o interesse de comprar é grande, podendo superar a pressão vendedora, sendo assim, um bom ponto para o movimento de queda parar.
    Resistência: região na qual o interesse de vender é grande, podendo superar a pressão compradora, sendo assim, um bom ponto para o movimento de alta parar.

Bradesco S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas, nos termos da Instrução 380 da CVM.
Todas as cotações, disponibilizadas na área aberta do site, possuem defasagem de aproximadamente 15 minutos.